Órgãos Hammond

Por A.C.G.Mataruna

O uso de órgãos de forma aproximada aos que conhecemos hoje, teve seu início por volta do século XVII, conforme relato do organista Donald P. Hustad, no seu livro Jubilate - A música na igreja. Tais instrumentos tiveram lugar de destaque nas atividades litúrgicas e com o advento da revolução industrial e a descoberta e uso da eletricidade, as fronteiras técnicas para a produção de sons musicais sofreram um alargamento sem precedentes. Exemplo disso foi o surgimento dos órgãos elétricos, cujos precursores foram os internacionalmente conhecidos Órgãos Hammond. Deve-se a Laurens Hammond a invenção de um dispositivo eletromecânico, denominado Gerador de Tons (Tone Generator), que tem como função gerar sons básicos que, misturados, podem produzir milhões de timbres sonoros.

A história dos órgãos Hammond começa no ano de 1934, quando Laurens Hammond patenteou o seu primeiro modêlo de órgão elétrico

Em todo mundo encontramos órgãos Hammond espalhados. Estamos ainda iniciando nossa pesquisa sobre Órgãos Hammond existentes atualmente no Brasil. Até a presente data, registramos a existência de órgãos Hammond nos locais indicados na tabela exibida a seguir.

 

Local

Mod.

No. Série

Capela do Seminário Teológico Batista do Sul Brasil - Rio de Janeiro, RJ RT-3 desc.
Igreja Batista de Barão da Taquara - Rio de Janeiro, RJ A-100 desc.
Igreja Batista do Calvário - Rio de Janeiro, RJ desc. desc.
Igreja Batista Central de Campinas - Campinas, SP desc. desc.
Igreja Batista Memorial de Brasília - Brasília, DF desc. desc.
Instituto Batista de Educação Religiosa/IBER - Rio de Janeiro, RJ desc. desc.
Primeira Igreja Batista do Andaraí - Rio de Janeiro, RJ desc. desc.
Primeira Igreja Batista de Niterói - Niterói, RJ desc. desc.
Primeira Igreja Batista do Rio - Rio de Janeiro, RJ desc. desc.
Igreja Evangélica Batista da Casa Verde - Casa Verde, São Paulo, Capital Spinet O Dolphin desc.
Igreja Evangélica Batista da Casa Verde - Casa Verde, São Paulo, Capital C2 desc.

 

A pesquisa continua. Se você souber da existência de outros Órgãos Hammond no Brasil, além dos listados acima, gostaríamos que você nos informasse enviando um e-mail para mim.

Neste site você também encontrará A história do Hammond, um texto traduzido do original escrito por ocasião das comemorações 50o. aniversário de lançamento do primeiro Órgão Hammond.

VOLTAR